O HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training ou TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE, é um tipo de treino realizado com o objetivo de acelerar o metabolismo e, assim, promover a queima de gordura, além de ser também um treino que promove a melhora do condicionamento físico.
O HIIT é capaz de fornecer mais resultados em menos tempo de treino justamente pelo fato de que o exercício deve ser feito em alta intensidade.
É importante que o treino seja feito sob orientação de um monitor qualificado, para diminuir os riscos de lesões, além de ser importante que a pessoa siga uma alimentação adequada ao objetivo, pois assim é possível obter melhores resultados e mais benefícios.
(TERÇAS E QUINTAS DAS 18H30 ÀS 19H15 - PAVILHÃO DOS DESPORTOS - FERREIRA DO ALENTEJO)
Aumento do metabolismo;
Favorecimento do processo de queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal;
Melhoramento da condição físico;
Melhoramento da capacidade cardiorrespiratória;
Regulação da pressão arterial;
Aumento da captação de oxigénio.
Além disso, assim como as outras atividades físicas, o HIIT também promove a sensação de bem-estar, aumenta a disposição, melhora a resistência muscular, diminui o stress e a ansiedade e promove o fortalecimento do sistema imune .
O treino de HIIT pode variar de acordo com o objetivo da pessoa e, por isso, a quantidade de séries e tempo de execução e descanso também podem ser diferentes. De forma geral, o passo a passo do HIIT é o seguinte:
Realizar o exercício em alta intensidade por 30 segundos a 1 minuto;
Realizar repouso pelo mesmo tempo, que pode ser passivo, ou seja, parado, ou ativo, em que o o mesmo movimento do exercício é realizado porém em uma intensidade mais baixa;
Após o tempo de repouso, voltar a fazer o exercício em alta intensidade;
Fazer o ciclo de exercício até completar o plano que foi recomendado orientador.
Os exercícios de HIIT devem ser feitos sob orientação de um monitor qualificado, pois é importante que seja feito na frequência cardíaca adequada, que é entre 80 a 90% da frequência máxima, pois assim o corpo precisa captar mais oxigênio para realizar a atividade, o que tem como consequência o aumento do metabolismo. Apesar de ser mais utilizado nos treinos aeróbicos, principalmente corrida e bicicleta, o HIIT também pode ser aplicado para os exercícios anaeróbicos, como a musculação
Apesar de ser praticado principalmente em ginásios de preparação fisica, o HIIT também pode ser realizado em casa desde que devidamente orientado a fim de diminuir o risco de lesões.
Em casa, é interessante realizar exercícios que utilizem como peso o próprio corpo, tal como agachamentos, burpee, polichinelo e corrida no local, por exemplo. Para que se possa obter os benefícios, é importante que o exercício seja realizado em alta intensidade e o tempo de atividade e descanso sejam respeitados. Assim, alguns dos exercícios que podem ser realizados são:
Agachamento
Burpee
Polichinelo
Corrida no local com elevação do joelho
Stop dreaming GET PROACTIVE!